Aula 5 - Independência dos EUA

 Vamos começar com uma visão sobre a História dos EUA (é uma visão apenas, há várias):


O nosso foco é a INDEPENDÊNCIA:


No nosso livro - a partir da p. 335:

1. A colonização dos EUA sempre veio atrelada a uma autonomia das 13 colônias com suas enormes diferenças. 
2. O estopim veio das consequências das Guerra dos Sete Anos

"A Guerra dos Sete Anos (1756 a 1763) foi um conflito ocorrido entre a Inglaterra e França por terras na América do Norte e no continente asiático. Envolveu também a Prússia, Áustria, Portugal e Espanha.

A guerra se espalhou por três continentes e foi travada tanto na Europa como na América e Ásia. Por isso é considerada como o primeiro conflito mundial. Como consequência desta guerra, a França perde seus territórios coloniais, a Prússia emerge como potência europeia e a Inglaterra, vencedora do conflito, torna-se o país mais poderoso do mundo." Para saber detalhes CLIQUE AQUI

3. Apesar da Inglaterra ter saído poderosa da Guerra, ela precisava de dinheiro e para isso, resolveu cobrar impostos e tarifas da colônia norte americana e isso foi um super problema, afinal, ela deixou de lado sua negligência salutar (a negligência salutar foi uma política de "abandono" – pouca interferência – adotada pela Inglaterra nos EUA). Ou seja, na hora que precisou a Inglaterra foi pegar dinheiro da colônia como nunca fez antes. 

4. A revolta com alguns impostos fez colonos se revoltarem e jogarem chá no mar, levando a Inglaterra a fechar os portos temporariamente. 

5. Os colonos passaram a se reunir para reagir: Primeiro Congresso Continental (setembro de 1774) e posteriormente em 4 de Julho de 1776, quando declararam os Estados Unidos independente, sob a liderança de Thomas Jefferson (na imagem abaixo):



6. Depois de várias batalhas, a Inglaterra reconheceu a Independência em 1783.
7. A Constituição de 1787 criou uma República Federativa com a autonomia dos Estados e mantendo a escravidão (razão para nova guerra)

Comentários

Postagens mais visitadas