Aula 2 - Crise do Antigo Sistema Colonial: o período pombalino (1750-1777)
Na aula anterior, vimos sobre a crise do sistema absolutista e agora vamos para Sistema Colonial?
Sim, pois antes da queda definitiva do absolutismo (ele não acaba todo de uma vez), precisamos entender que uma das bases do Antigo Regime era o Sistema Colonial aqui na América e como as ideias iluministas já circulavam além da Europa, também há mudanças nas colônias.
A aula 2(p.329) trata do Período Pombalino (1750-1777) no Brasil
Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras (Lisboa, 13 de maio de 1699 – Pombal, 8 de maio de 1782) foi um nobre, diplomata e estadista português. Foi secretário de Estado do Reino durante o reinado de D. José I (1750-1777). Ele foi o principal responsável pela expulsão dos jesuítas de Portugal e das colônias.
Vamos começar a ver crise colonial brasileira, se você precisar rever ou estudar sobre Brasil Colonial, indico o vídeo do historiador brasileiro, Boris Fausto:
1. A partir da segunda metade do século XVIII a mineração já apresentava grandes sinais de decadência e quando assumiu o trono de Portugal, Dom JOSÉ I, o rei buscou modernizar a economia com o ministro Marquês de Pombal.
2. Um ministro influenciado pelo "despotismo esclarecido"! Presta atenção: ele é influenciado, isso não diminuiu o autoritarismo em Portugal e suas colônias. Ele fez uma série de reformas:
- Reformas Urbanas: depois de um terremoto, Pombal liderou o projeto de reconstrução de LISBOA com fortes influências racionais e iluministas.
- Reformas Religiosas e Educacionais: diminuiu o papel da Igreja nas decisões, inclusive educacionais, expulsando os jesuítas do Brasil
- Reformas Econômicas: aumentou o monopólio da Coroa (CIA de Comércio da Coroa), aumento de impostos (derrama), monopólio dos diamantes em Diamantina-MG e centralismo político no Brasil
- Política territorial: garantiu a posse e o domínio português em várias regiões
3. Com a morte de Dom José I e a posse de D. Maria I, Pombal deixou de ser Ministro.
Quer saber um pouco mais? Indico o vídeo abaixo:
Deixe suas dúvidas nos comentários
Bora fazer os dois exercícios p. 329 e 330?
Curiosidade sobre o Terremoto de Lisboa:
ATENÇÃO - Prepare-se para as próximas aulas - veja o vídeo, anote suas dúvidas e vamos conversar sobre - as próximas aulas serão para quem ver o vídeo:
Comentários
Postar um comentário