Aula 3 - Movimentos Emancipacionistas
Vamos jogar antes de começar a aula - importante colocar o nome completo: https://wordwall.net/play/10523/937/159
Para chegar na aula 3 (p.331) você precisou passar pelo vídeo da postagem anterior, que serve para as aulas 3 e 4 sobre os movimentos emancipacionistas ou separatistas, que são bem diferentes dos movimentos nativistas que você estudou ano passado. De modo geral, precisamos saber:
1. Além do ILUMINISMO, a Independência dos EUA também influenciou as colônias americanas e a insatisfação geral que já estava rolando com as suas metrópoles absolutistas, que encontrou muito espaço entre as elites coloniais.
2. A Inconfidência Mineira (1789 - ano da Revolução Francesa):
- Ouro em decadência total;
- Impostos abusivos por parte da Coroa Portuguesa;
> Pensadores, comerciantes, profissionais liberais e MINERADORES, enfim, uma elite mineira contra Portugal para separar, principalmente, MINAS GERAIS de PORTUGAL.
> Não falavam em acabar com a escravidão, pois NÃO havia preocupação social neste movimento.
> A proposta era começar o movimento no dia da cobrança da DERRAMA e proclamar uma república com uma bandeira nova:
> O movimento foi delatado por Joaquim Silvério dos Reis
E o TIRADENTES? - Uma imagem construída - Várias faces de um mesmo homem
Todos nós sabemos que Tiradentes, o Joaquim da Silva Xavier, foi o único que morreu quando o movimento chegou ao fim, por ser o "menos rico" e por assumir sua participação, enfim, mas precisamos focar mesmo como sua imagem foi construída ao longo do tempo, principalmente no início da República no final do século XIX.Foi nessa época que Tiradentes surgiu como herói que morreu pela República.
Mais que isso, foi nessa época que ele surgiu como um "JESUS CRISTO" que poderia ser o maior símbolo de uma República recém nascida, carente de símbolos e de heróis.
Comentários
Postar um comentário