Que Rei Sou Eu?
O nome dessa postagem é o mesmo de uma novela do ano de 1989!
Se liga na abertura:
Cena da novela - repare na frase "quem manda é o Rei", mas poderia ser também "O Estado Sou Eu" (ou ele kkkkkkkk):
Na cena temos um Rei e uma Rainha em uma disputa de trono, em que prevalece a lei. Nesta mesma cena há uma série de elementos do poder absolutista, que você poderá entender melhor, vendo o próximo vídeo:
Depois de tudo, deixe nos comentário, uma ideia de quem rei seria você em uma monarquia absolutista (Antigo Regimes). Deixei seu nome completo e entre por uma conta no Google.
Vitor Hugo Rodrigues Meireles 2B. Eu seria um rei 100% absolutista. Acreditaria nos fins que justificam os meios do livro "O principe", conteria o mal do povo com um estado forte(estilo Hobbes, Leviatã) e seria venerado como o escolhido por Deus para governar. Questionar-me seria questionar a Deus. Comandaria a igreja católica e condenaria a protestante.
ResponderExcluirJá no caso de eu não ser influenciado desde a minha criação para ser dessa forma e fosse com a minha consciência atual:
Nesse caso eu seria um pouco mais liberal, bem mais democrático e buscaria a vontade geral. Por ser meio que um amante das ideias de Maquiavel (gostei do livro dele) usaria a ideia de que como comandante supremo e indivíduo que apenas quer o bem de seu povo, faria de tudo para enriquecer todos os meus súditos. Os enriqueceria de acordo com uma meritocracia (afinal issofoi um dos fatores que fez Oliver Cromwell bem sucedido em sua revolução). Seria luterano e jamais seguiria a hipocrisia do direito divino (Jacques Bossuet) pois é muito estranho ser protestante nessa situação, uma vez que os protestantes acreditam que ninguém poderia ser a representação de Deus na Terra.
Eu seria sim um rei forte mas utilizaria a divisão dos 3 poderes (Montesquieu), eu apenas adicionaria o poder moderador e a lei interpretativa do ato adicional para caso de algum corrupto entrar por ter roubado uma eleição. (Nesse caso eu já estaria copiando Dom Pedro II, que não era absolutista).
Sim, eu teria um primeiro ministro, mas nessa versão da história eu não deixaria a Bill of rights ser criada, mas tentaria segui-la ao máximo.
Eu apoiaria o Iluminismo e ajudaria Napoleão a acabar com a revolução francesa e posteriormente o "atual" estilo absolutista conhecido. Seria amigo dele e nós conversaríamos sobre a Arte da Guerra e jogaríamos xadrez . Iria ajudá-lo a vencer a Rússia (a campanha da Rússia seria facilmente vencida, já que contaria sobre a técnica da "Terra Queimada", assim como Woterloo caso acontecesse) e a Inglaterra, apoiaria o bloqueio continental e não deixaria a Inglaterra ter acesso a Portugal ou ao Brasil.
Maravilhosa sua resposta ! Quanta riqueza de argumentos . . . Você poderia ser um bom rei, mas só não seria absolutista ! Mas ai falamos disso em aula.
Excluircom certeza eu não seria um rei absolutista, afinal o ideal exagerado de grandeza foi um dos motivos de sua queda. Ao invés de acreditar no "Que comam brioche" eu lutaria pelo meu povo e os trataria como iguais. Um país unido e que luta até o fim por um único objetivo não pode ser derrotado! Afinal, o número de baixas do adversário seria tão grande que ele facilmente seria derrotado depois.
ExcluirMaria Eduarda Roma
ResponderExcluirEu não seria uma rainha absolutista, eu acredito no respeito da opinião de todos, tentaria agradar todas as classes (mesmo sabendo que seria impossível). Não sou a favor da frase eu sou o estado, pois o estado são todos; sem os súditos não haveria estado apenas um palácio com um cara de “coroa”. Sei que minha resposta não está perfeita mas eu tentei kkk.
Giovana Elache Maciel
ResponderExcluirSe eu fosse um rei em uma monarquia absolutista (Antigo Regimes) eu claramente não iria ser muito absolutista pois penso que pra algo funcionar a maioria deve estar de acordo com a situação (se eu fizesse o que eu bem entendesse uma revolta aconteceria facilmente e assim eu poderia perder o trono). Criaria direitos trabalhistas e apoiaria a Bill of Rights pois acho que todos merecem viver com dignidade e em boas condições. Ainda, investiria na área militar, pois um rei não tão absolutista pode ser visto como fraco, sendo assim, poderia ser alvo de ataques.
Eu digo que a cidade poderia ser alvo de ataques, então o investimento seria para proteger a cidade e os cidadãos.
ExcluirEu não governaria de maneira absolutista, não é algo que funciona, acho que a justiça e igualdade devem sempre prevalecer, talvez alguns achem que isso não é possível, mas gostaria muito de um reinado de tal maneira.
ResponderExcluir